Acne (Espinhas)

A acne é uma das doenças de pele mais comuns. É observada na maioria dos adolescentes, mas adultos e crianças também podem apresentá-la.

Apesar de não se tratar de uma doença grave, costuma causar muito incômodo, gerando transtornos, inclusive psicológicos, aos pacientes. Além disso, pode deixar marcas permanentes, interferindo com a auto-estima.

A acne é causada pela associação de vários fatores:

• Oleosidade excessiva da pele;
  • Obstrução dos poros das glândulas sebáceas;
  • Presença de bactérias na pele.

A acne se associa a mudanças hormonais comuns na adolescência, mas também pode estar relacionada a outras causas, como distúrbios hormonais durante a vida adulta (principalmente em mulheres), uso de certos medicamentos como a vitamina B, xaropes para a tosse, corticóides e anabolizantes e de cosméticos inadequados para o tipo de pele.

As espinhas se localizam de preferência em áreas onde a pele é mais oleosa, como rosto, peito, ombros e costas. É classificada de acordo com sua gravidade:

• Leve onde predominam os comedões (cravos);
  • Moderada, onde predominam as espinhas (pústulas);
  • Grave, onde já existem cistos e nódulos inflamados.

Como a acne é causada pela somatória de vários fatores diferentes, seu tratamento deve ser direcionado para todas as possíveis causas:

• Limpeza com produtos detergentes na forma de sabonetes, sabões líquidos e loções de limpeza.
  • Desobstrução dos poros com esfoliantes leves e suaves como ácido salicílico, enxofre ou peróxido de benzoíla.
  • Eliminação de bactérias com anti-sépticos ou antibióticos, que podem ser usados diretamente na pele ou por via oral.
  • Correção de alterações hormonais feita com hormônios na forma de pílulas anticoncepcionais.
  • A limpeza de pele é um excelente coadjuvante no tratamento devendo  ser realizada por profissional habilitado.
  • Peelings que podem ser utilizados tanto para o tratamento da crise ativa como das cicatrizes.
  • A isotretinoína (Roacutan) é uma medicação de uso oral, derivada da vitamina A, empregada com excelente resultado para as formas mais graves de acne. Por poder causar malformações em bebês, por isso deve ser usadas  com cuidado por mulheres em idade fértil. O efeito colateral mais comum é ressecamento dos lábios. O resultado compensa, pois, ao contrário dos outros tratamentos, leva a uma resolução permanente do problema.

• A ideia que a acne é causada por ácaros é falsa.
  • Também não é correto afirmar que a acne é causada ou esteja relacionada com distúrbios digestivos ou problemas intestinais.
  • É muito discutida a relação entre acne e alimentos. A tendência atual é de se acreditar que a interferência dos alimentos com a acne esteja relacionada a excesso de carboidratos, que levam à elevação da quantidade de glicose na corrente sanguínea.
  • Muitas pessoas acreditam que o sol seja benéfico para o tratamento da acne. Sabe-se, no entanto, que os raios ultravioleta do sol apresentam inicialmente um efeito benéfico, mas posteriormente causam piora do quadro.

Entre em contato através do formulário abaixo para definir o melhor horário para marcarmos sua consulta. Iremos retornar o mais rápido possível.