Queda de Cabelos

A queda de cabelos é uma das causas mais comuns de consulta ao dermatologista. Isso é facilmente explicado pela preocupação que tanto mulheres como homens, têm com a aparência.

Embora a queda de cabelos não cause danos à saúde, ela pode gerar muito desconforto, insegurança e baixa auto-estima, assumindo grande importância para a pessoa afetada.

Existem diversos tipos diferentes de queda de cabelos e cada um tem sua causa e tratamento próprios, desta forma é importante realizar uma correta avaliação do problema antes de iniciar algum tipo de tratamento. Infelizmente existem profissionais inescrupulosos que prometem resultados que não podem ser alcançados e se utilizam de métodos que não são comprovadamente eficazes ou, às vezes, até perigosos.

O correto diagnóstico da queda de cabelos é essencial para o tratamento mais adequado. Muitas vezes o exame clínico é suficiente, mas por vezes o dermatologista precisa lançar mão de exames de sangue para chegar ao diagnóstico. O tricograma, um exame específico das raízes dos cabelos ou a biópsia do couro cabeludo também podem ser usados quando necessário. Quando há suspeita de micose, a pesquisa de fungos pode confirmar o diagnóstico.

Cada  tipo de perda de cabelos tem sua causa e tratamento próprios, assim os produtos e remédios usados por uma pessoa não são necessariamente eficazes para outra.

A queda de cabelos pode ser causada por problemas sistêmicos, como anemia, doenças de tiróide ou por medicamentos, por isso é importante avaliar corretamente antes de tratar.

Muitas vezes o diagnóstico pode ser dificultado pela presença de mais de um fator causal, exigindo atenção redobrada do médico.

• A tendência para calvície não é herdada apenas do pai, ela depende tanto da genética paterna, como da materna.
  • Misturar vitamina A em xampus não tem qualquer ação benéfica sobre os cabelos.
  • Lavar os cabelos com maior freqüência não aumenta a queda.
  • A caspa (dermatite seborréica) não causa queda de cabelos.
  • Os xampus infantis não são adequados para cabelos de adultos.
  • O aleitamento não causa queda de cabelos.
  • A caspa (dermatite seborréica) não causa queda de cabelos alopecia.

Entre em contato através do formulário abaixo para definir o melhor horário para marcarmos sua consulta. Iremos retornar o mais rápido possível.