Vitiligo

O vitiligo é uma doença que não compromete a saúde geral da pessoa, no entanto é responsável por grandes transtornos emocionais.

O vitiligo é uma doença ocasionada pela perda de pigmento em algumas áreas da pele, resultando em manchas brancas, sem cor.Apesar de haver muitas teorias a causa ainda não é conhecida . Acredita-se que seja uma doença auto-imune (o próprio organismo reage contra o pigmento da pele). Existem casos em que está associado a outras doenças auto-imunes, como doenças da tireóide. Cerca de metade das pessoas que desenvolvem esta doença começam a ter sintomas antes dos 20 anos e um quinto dos doentes tem um parente com vitiligo. Não é uma doença contagiosa.

O vitiligo típico se manifesta como áreas esbranquiçadas na pele, em geral de aparecimento lento,com distribuição simétrica e em qualquer parte do corpo. Os pêlos nas áreas com vitiligo também costumam perder a cor. Não há qualquer outra alteração na pele afetada, a não ser a perda da cor. Tanto a sensibilidade, como textura e outras características cutâneas são mantidas. A evolução e a gravidade da perda do pigmento variam de pessoa para pessoa. Quem tem pele muito clara pode só perceber o contraste entre as lesões de vitiligo e a pele normal quando fica bronzeado. Por isso, vitiligo é mais perceptível em pessoas de pele mais escura.

O dermatologista é treinado para fazer o diagnóstico do vitiligo através do exame visual. Quando tem dúvida, pode utilizar um tipo de luz especial, chamado Luz de Wood. A biópsia de pele costuma não ter utilidade.

Existem vários tratamentos disponíveis, mas nenhum garante a cura. O controle da doença, com volta da pigmentação, é possível na maioria dos casos.

• Uma das formas mais simples de tratamento é feita com uso de cremes contendo corticóides. Como podem apresentar efeitos colaterais, devem ser usados somente sob supervisão de um dermatologista.
  • Cremes de imunomoduladores tópicos (Protopic / Elidel) também têm apresentado bons resultados, com menos efeitos colaterais que os corticóides. Nestes casos é sabido que áreas expostas apresentam melhor resultado que áreas cobertas.
  • A fototerapia é um tratamento que utiliza uma substância estimulante da repigmentação ativada por banhos de sol ou fontes artificiais de luz ultravioleta. As sessões devem ser feitas diariamente por várias semanas. Este método é eficaz e só pode ser feito sob supervisão do dermatologista, pois pode ter efeitos colaterais. Não costuma ser indicado para menores de 12 anos.
  • O método PUVA é um tipo de fototerapia que utiliza medicação estimulante da repigmentação por via oral associada a banhos de luz ultravioleta tipo A. As sessões são feitas duas vezes por semana. Este método só pode ser feito em clínicas especializadas, sob supervisão do dermatologista, pois pode ter efeitos colaterais. Não costuma ser indicado para menores de 12 anos.
  • O micro enxerto e um método cirúrgico, onde se realiza a transferência cirúrgica de pequenos fragmentos de pele normal para áreas de vitiligo. Só é indicado para pacientes que apresentam lesões estáveis (não estão crescendo mais) e pequenas.
  • Outra opção fácil e segura é disfarçar as lesões com maquiagem, tornando as lesões menos visíveis.

• Muitas vezes o vitiligo desaparece de forma espontânea sem nenhum tratamento!
  • O tratamento do vitiligo pela fototerapia (banhos de raios ultravioleta) não pode ser feito em cabines de bronzeamento artificial. Além do controle da dose de radiação ser impreciso, o tipo de ultravioleta emitido pelas cabines de bronzeamento é diferente daquele usado com fins medicinais.
  • O “método cubano” de tratamento de vitiligo não apresenta resultado superior aos obtidos pelos outros métodos.
  • O vitiligo não é uma doença contagiosa e não apresenta risco de transmissão para outras pessoas.
  • As lesões de vitiligo perderam a proteção natural contra o sol e por isso podem se queimar facilmente quando expostas. Para evitar queimaduras se recomenda usar protetor solar nas áreas de vitiligo não cobertas por roupas, principalmente no período de sol mais forte.

Entre em contato através do formulário abaixo para definir o melhor horário para marcarmos sua consulta. Iremos retornar o mais rápido possível.