vitiligo-clinica (1)

Vitiligo

O vitiligo o é uma doença de pele que não compromete a saúde geral da pessoa, no entanto é responsável por grandes transtornos emocionais. Cerca de metade das pessoas que desenvolvem esta doença, começam a ter sintomas antes dos 20 anos, e um quinto dos doentes tem um parente com vitiligo, não sendo, no entanto, uma doença contagiosa.

O vitiligo é uma doença ocasionada pela perda de pigmento em algumas áreas da pele, resultando em manchas brancas. Apesar de haver muitas teorias, a causa dessa doença ainda não é conhecida. Acredita-se que seja uma doença auto-imune, onde o próprio organismo reage contra o pigmento da pele. Em muitos casos, está associada a outras doenças auto-imunes, como tireoide.

• Áreas esbranquiçadas na pele, em geral, de aparecimento lento e distribuição simétrica em qualquer parte do corpo;
  • Os pelos nas áreas com vitiligo também costumam perder a cor;
  • Não há qualquer outra alteração na pele afetada.
  • Tanto a sensibilidade como textura e outras características cutâneas são mantidas;
  • A evolução e a gravidade da perda do pigmento variam de pessoa para pessoa.

O dermatologista é capacitado para fazer o diagnóstico do vitiligo através do exame visual. Quando necessário, pode utilizar um tipo de luz especial, chamado Luz de Wood, para auxiliar no diagnóstico. A biópsia de pele costuma não ter utilidade.

• Muitas vezes o vitiligo desaparece de forma espontânea, sem que haja a necessidade de tratamento;
  • Pessoas de pele muito clara podem perceber o contraste entre as lesões de vitiligo e a pele normal, quando ficam bronzeado. Por conta disso, o vitiligo é mais perceptível em pessoas de pele mais escura;
  • O “método cubano” de tratamento de vitiligo não apresenta resultado superior aos obtidos por outros métodos;
  • As lesões de vitiligo perdem a proteção natural contra o sol e por isso podem se queimar facilmente quando expostas. Para evitar queimaduras, é recomendado o uso de  protetor solar nas áreas de vitiligo não cobertas por roupas, principalmente no período de sol mais forte.

Existem vários tratamentos disponíveis, mas nenhum garante a cura. Porém, o controle da doença, com volta da pigmentação, é possível na maioria dos casos.
  • Cremes contendo corticoides podem apresentar efeitos colaterais e, portanto, devem ser usados somente sob supervisão de um dermatologista;
  • Cremes de imunomoduladores tópicos também têm apresentado bons resultados, com menos efeitos colaterais que os corticoides. Nestes casos, é sabido que áreas expostas apresentam melhor resultado que áreas cobertas;
  • Fototerapia é um tratamento que utiliza uma substância estimulante da repigmentação ativada por banhos de sol ou fontes artificiais de luz ultravioleta. As sessões devem ser feitas diariamente, por várias semanas.

Todas as formas de tratamento devem ser discutidas inicialmente com um profissional médico habilitado e de confiança, tendo em vista que os tipos de pele variam e os casos devem ser tratados individualmente.