Impetigo

É uma infecção da pele causada por bactérias do tipo estafilococo ou estreptcoco. O impetigo é muito contagioso e por isso as crianças infectadas devem evitar contato com outras até estarem curadas.

A pele da área afetada apresenta feridas com secreção amarelada e crostas. Estas lesões costumam surgir sobre locais onde havia algum tipo de lesão antes, como uma picada de inseto, esfolado ou coceira. Elas se espalham com relativa rapidez por diferentes locais do corpo. Pode haver coceira e, em alguns casos, até formação de bolhas (impetigo bolhoso).

O diagnóstico pode ser confirmado pelo dermatologista visualmente, sem a necessidade de qualquer tipo de exame.

O impetigo é mais comum do que se imagina. Ao suspeitar do diagnóstico deve-se tomar alguns cuidados, que juntamente com o tratamento correto irão resolver o problema:

• A limpeza das áreas afetadas, com água e sabonete, muitas vezes é suficiente para minimizar ou curar o problema.
  • O uso de cremes de antibiótico deve ser feito tanto nas lesões, como nas narinas, que é um foco de micróbios.
  • Alguns casos podem requerer tratamento com antibióticos por via oral para curar o processo e evitar complicações.
  • Sempre que possível, a doença pré-existente (sarna, picadas, eczemas, etc), que favoreceu a instalação do impetigo, também deve ser tratada.

• É comum encontrar impetigo como complicação de doenças de pele como sarna, picadas de inseto, eczemas, etc.
  • As narinas e as unhas podem servir de reservatório para as bactérias que causam impetigo, ocorrendo recidivas. É importante tratar estas áreas com cremes antibióticos.