
Miliaria (Brotoeja)
Miliária é o nome científico de uma erupção cutânea mais conhecida como brotoeja, que surge devido à obstrução dos canais ou ductos que levam o suor das glândulas sudoríparas até a pele. A miliária é mais comum em locais de clima úmido e quente.
Sintomas
A pele da área afetada fica áspera, com pequenas “bolinhas” que podem ser avermelhadas ou da cor da pele. Costuma ser mais comum em áreas da pele onde o suor é mais intenso ( tronco,colo e pescoço). A coceira pode variar de ausente a intensa.
Diagnóstico
O diagnóstico pode ser confirmado pelo dermatologista visualmente, sem a necessidade de qualquer tipo de exame.
Tratamento
A brotoeja é mais comum do que se imagina. Ao suspeitar do diagnóstico deve-se tomar alguns cuidados, que juntamente com o tratamento correto irão resolver o problema:
- Diminuir a exposição da criança ao calor mantendo os ambientes arejados.
- Evitar o excesso de roupas nas crianças pequenas, principalmente nos recém-nascidos, hábito comum entre mães com preocupação excessiva em agasalhar seus filhos.
- Dar preferência a roupas de algodão que absorvem melhor o suor.
- Evitar aplicar produtos gordurosos ou espessos na pele, pois eles podem ajudam a obstruir os poros e causar brotoeja.
- Em alguns casos, principalmente quando há coceira e irritação, pode ser necessário usar cremes de cortisona que usados da forma correta não trazem malefícios.
- Em alguns casos pode ser indicado o uso de esfoliantes leves.
Curiosidades
- As “alergias a filtro solar” comuns nos meses de verão, podem ser casos de brotoeja, causados pelo calor e pelo efeito obstrutivo dos poros que os protetores solares mais espessos apresentam.
- Existem dois tipos de brotoeja: a vermelha e a branca.