biopsia de pele

Biopsia

A Biópsia é um procedimento cirúrgico de baixo risco e com poucas complicações, no qual o médico retira uma amostra da pele que será analisada posteriormente por um médico patologista (exame anatomopatológico). O resultado da análise ajuda a concluir um diagnóstico feito pelo médico responsável. A biópsia pode diagnosticar desde doenças inofensivas, como verrugas ou cistos, até as mais preocupantes, como o câncer.
A decisão de realizar uma biópsia pode ser tomada quando, por meio do exame visual ou com algum equipamento de imagem (um dermatoscópio, por exemplo), o médico perceber uma alteração significativa.

Tipos de biopsia de pele

Há diversos tipos de biópsia de pele e todas são realizadas com anestesia local, similar à anestesia dos dentistas.
Biópsia com Punch: o dermatologista utiliza um pequeno tipo de bisturi circular (punch), para retirar uma amostra da lesão. A ferida resultante é pequena e pode receber um ponto para ser fechada. Vários diâmetros de punches são disponibilizados, cada um é adequado a um propósito diferente.

Shaving ou Curetagem: Nestes casos a lesão é removida utilizando lâmina de bisturi, tesoura delicada ou uma cureta. A incisão é feita paralelamente à pele, de forma semelhante ao ato de barbear (shaving). É ideal para lesões que se elevam acima da superfície da pele. Não há necessidade de pontos.

Biopsia incisional: Neste tipo, utiliza-se um bisturi para a remoção de fragmentos maiores de pele. O corte deve ser suturado com pontos.