acne

Acne (Espinhas)

A acne é uma das doenças de pele mais comuns. É observada na maioria dos adolescentes, mas adultos e crianças também podem apresentá-la.
Apesar de não se tratar de uma doença grave, costuma causar muito incômodo, gerando transtornos, inclusive psicológicos, aos pacientes. Além disso, pode deixar marcas permanentes, interferindo com a auto-estima.

• Oleosidade excessiva da pele;
  • Obstrução dos poros das glândulas sebáceas;
  • Presença de bactérias na pele.
A acne se associa a mudanças hormonais comuns na adolescência, mas também pode estar relacionada a outras causas, como distúrbios hormonais durante a vida adulta (principalmente em mulheres), uso de certos medicamentos como a vitamina B, xaropes para a tosse, corticóides e anabolizantes e de cosméticos inadequados para o tipo de pele.

As espinhas se localizam de preferência em áreas onde a pele é mais oleosa, como rosto, peito, ombros e costas. É classificada de acordo com sua gravidade:
  • Leve onde predominam os comedões (cravos);
  • Moderada, onde predominam as espinhas (pústulas);
  • Grave, onde já existem cistos e nódulos inflamados.

Algumas
Curiosidades:

• A ideia que a acne é causada por ácaros é falsa.
  • Também não é correto afirmar que a acne é causada ou esteja relacionada com distúrbios digestivos ou problemas intestinais.
  • É muito discutida a relação entre acne e alimentos. A tendência atual é de se acreditar que a interferência dos alimentos com a acne esteja relacionada a excesso de carboidratos, que levam à elevação da quantidade de glicose na corrente sanguínea.
  • Muitas pessoas acreditam que o sol seja benéfico para o tratamento da acne. Sabe-se, no entanto, que os raios ultravioleta do sol apresentam inicialmente um efeito benéfico, mas posteriormente causam piora do quadro.

Como a acne é causada pela somatória de vários fatores diferentes, seu tratamento deve ser direcionado para todas as possíveis causas:
  • Limpeza com produtos detergentes na forma de sabonetes, sabões líquidos e loções de limpeza.
  • Eliminação de bactérias com anti-sépticos ou antibióticos, que podem ser usados diretamente na pele ou por via oral.
  • Desobstrução dos poros com esfoliantes leves e suaves como ácido salicílico, enxofre ou peróxido de benzoíla.
  • Correção de alterações hormonais feita com hormônios na forma de pílulas anticoncepcionais.
  • Peelings que podem ser utilizados tanto para o tratamento da crise ativa como das cicatrizes.
  • A limpeza de pele é um excelente coadjuvante no tratamento devendo ser realizada por profissional habilitado.
  • Isotretinoína (Roacutan), medicação de uso oral, derivada da vitamina A, empregada com excelente resultado para as formas mais graves de acne.

Receba Nossa Newsletter!