celulite (1)

Celulite

A celulite é extremamente frequente na população, em especial feminina, com maior incidência entre 15 e 45 anos. Estudos apontam que cerca de 95% das mulheres apresentarão algum grau de celulite em algum momento da vida.

Celulite é o nome popular para lipodistrofia ginóide, que nada mais é que o depósito de gordura sob a pele. Logo abaixo das camadas superficiais da pele, há uma camada de células de gordura (chamadas adipócitos). Diversas causas, não totalmente esclarecidas, fazem com que os adipócitos fiquem maiores. Estes adipócitos “gordinhos” afetam outras estruturas que existem por ali, como os vasos sanguíneos e linfáticos, que acabam sendo comprimidos. Com isso, menos oxigênio e nutrientes chegam à região, ocorrendo o acúmulo de toxinas que favorecem inflamações.
Fatores que levam a alteração da camada de gordura:
  • Hereditariedade;
  • Problemas circulatórios: quando o sangue não flui bem, a drenagem das toxinas fica prejudicada, deixando o líquido que fica entre as células mais viçoso;
  • Alterações hormonais: níveis de estrogênio (hormônio feminino) muito altos provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo.

Os sintomas variam de acordo com a gravidade da doença, que pode ser classificada em graus.
Estes sintomas variam desde alterações quase imperceptíveis da pele, até o aspecto ondulado da mesma, dando um efeito “casca de laranja”,com alteração de temperatura e dor local.
A celulite tende a ocorrer nas áreas onde a gordura está sob a influência do estrogênio, como nos quadris, coxas e nádegas; também pode ser observada nas mamas, parte inferior do abdome e braços.

Existem diversos graus de celulite e esta classificação leva em conta os principais sinais e sintomas, sendo eles:
  • Grau I: São visíveis apenas com a manobra de pinçamento (comprimir uma pequena parte do corpo entre os dedos, como num beliscão). Há um pequeno aumento de gordura e não há alterações de vasos sanguíneos ou do tecido de sustentação Também não há dor, nem diminuição da temperatura local;
  • Grau II: Observam-se irregularidades da pele com os movimentos, pelo aumento da gordura e alterações leves nos vasos sanguíneos e tecido de sustentação. Há uma pequena diminuição da temperatura local e pouca dor.
  • Grau III: A celulite é visível em qualquer posição. É o famoso termo “Casca de Laranja”, pois a pele se assemelha à isso nesse estágio, graças a grande quantidade de adipócitos, comprometimento da circulação sanguínea e linfática e fibras. A portadora da celulite nesse estágio pode referir dor e cansaço nos membros inferiores, havendo uma diminuição da temperatura local.
Após a avaliação do grau, é possível determinar qual deve ser o tratamento mais adequado e eficaz ao caso.

• Afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade, de todas as etnias, embora seja mais comum entre as de pele branca;
  • A obesidade não é condição necessária para a sua existência;
  • Os homens não sofrem grandes variações hormonais e a camada de gordura abaixo da pele é mais fina, o que dificulta o aparecimento da celulite.

Há diversos tratamentos oferecidos, porém a escolha deve ser cautelosa, pois muitas vezes o custo é elevado e desproporcional aos resultados possíveis.
  • Muitos cremes têm sido sugeridos, apesar de não haver comprovação científica sobre sua eficácia;
  • A dieta balanceada e bem orientada pode melhorar o aspecto da celulite pela redução da gordura;
  • Suplementos alimentares e misturas herbais estão disponíveis no mercado com diversos apelos de benefícios, mas sem nenhuma comprovação até o momento;
  • Drenagem linfática;
  • Ultrassom estético;
  • Subcisão;
  • Bioestimuladores.

Todas as formas de tratamento devem ser discutidas inicialmente com um profissional médico habilitado e de confiança, tendo em vista que os tipos de pele variam e cada caso deve ser tratado individualmente.