Herpes

Herpes é uma das doenças de pele mais comum nos seres humanos. Curiosamente, ela recebe o mesmo nome do vírus que a causa. Não é uma doença grave, mas costuma causar incômodo e ser contagiosa.

É causada por dois tipos de vírus da família dos herpesvírus humanos (HVH), o HVH tipo I e o tipo II. O HVH tipo I costuma causar lesões na região da boca, enquanto o tipo II está mais associado à doença genital, embora qualquer área do corpo pode desenvolver lesões de herpes. A transmissão do vírus é feita pelo contato da pele sã de uma pessoa com a lesão de outra pessoa. Desta forma, beijos e contato íntimo são os modos mais comuns de transmissão.

As crises de herpes costumam seguir uma rotina:
  • A pessoa sente uma sensação de formigamento, coceira ou dor leve no local que afetado, como um aviso de que a herpes irá se manifestar;
  • Horas após o aparecimento destes primeiros sintomas, a área começa a ficar avermelhada;
  • Surgem pequenas bolhas (vesículas) que aumentam de número e tamanho;
  • As bolhas se rompem e formam feridas;
  • As lesões regridem sozinhas, após uma ou duas semanas;
  • As crises quase sempre se manifestam no mesmo local e em momentos de baixa resistência do organismo (estresse, febre e exposição solar).

Na maioria dos casos, o diagnóstico pode ser confirmado pelo dermatologista, sem haja a necessidade de qualquer tipo de exame. Em alguns casos específicos, exames de material obtido a partir das vesículas (exame citológico) ou exames de sangue (sorologia) podem ser necessários para auxiliar no diagnóstico e no planejamento do tratamento.

Ainda não existe cura para a herpes. Porém, existem voltados para abortar a crise, diminuindo o desconforto, a contagiosidade e acelerar a cicatrização.
O tratamento oral é muito mais eficiente que os locais e deve ser iniciado logo que os primeiros sintomas da reativação surgem.

Todas as formas de tratamento devem ser discutidas inicialmente com um profissional médico habilitado e de confiança, tendo em vista que os tipos de pele variam e os casos devem ser tratados individualmente.

Telefone - Whatsapp