estrófulo_alergia_a-picada_de_inseto-v01

Estrófulo (Alergia a picada de inseto)

O que é

É uma reação alérgica comum nas crianças, em que ocorre uma resposta exagerada do organismo em resposta às picadas de insetos. São mais comuns nas crianças de perfil alérgico, que apresentam rinite, bronquite, asma ou dermatite atópica.

Surgem inúmeras lesões na pele, que lembram picada de inseto. Elas coçam muito e, às vezes, ficam bastante inchadas e avermelhadas, principalmente em locais de pele mais delicada, como pálpebras e orelhas.

O diagnóstico pode ser confirmado pelo dermatologista visualmente, sem a necessidade de qualquer tipo de exame.

• É comum ocorrer infecção das lesões escoriadas (impetigo);
  • Praticamente qualquer inseto pode desencadear estrófulo, mas os mais comuns são as pulgas e os pernilongos.

Como se trata de uma reação alérgica, de origem “interna”, os produtos de aplicação tópica são pouco eficazes. O ideal é usar alguma medicação antialérgica, por via oral.

Usar algum creme contendo antibiótico pode ser necessário para evitar infecção das lesões, que foram coçadas e ficaram feridas. É importante pensar na prevenção da doença, já que não existe cura para o problema e ele tende a desaparecer com a idade. Preventivamente, pode-se usar vários métodos para evitar picadas de inseto, como mosquiteiros e repelentes. Também é possível usar antialérgicos logo no início da reação, para diminuir sua intensidade.

Todas as formas de tratamento devem ser discutidas inicialmente com um profissional médico habilitado e de confiança, tendo em vista que os tipos de pele variam e os casos devem ser tratados individualmente.