impetigo

Impetigo

É uma infecção da pele causada por bactérias do tipo estafilococo ou estreptococo. O impetigo é muito contagioso e, por isso, as crianças infectadas devem evitar contato com outras até estarem curadas.

A pele da área afetada apresenta feridas com secreção amarelada e crostas. Estas lesões costumam surgir sobre regiões nas quais havia algum tipo de lesão antes, como uma picada de inseto, esfolado ou coceira. Elas se espalham com relativa rapidez por diferentes locais do corpo. Pode haver coceira e, em alguns casos, até formação de bolhas (impetigo bolhoso).

O diagnóstico pode ser confirmado pelo dermatologista visualmente, sem a necessidade de qualquer tipo de exame.

Algumas
Curiosidades:

• É comum encontrar impetigo como complicação de doenças de pele como sarna, picadas de inseto, eczemas, etc;
  • As narinas e as unhas podem servir de reservatório para as bactérias que causam impetigo, ocorrendo recidivas. É importante tratar estas áreas com cremes antibióticos.

O impetigo é mais comum do que se imagina. Ao suspeitar do diagnóstico, deve-se tomar alguns cuidados, que, juntamente com o tratamento correto, resolverão o problema:
  • A limpeza das áreas afetadas, com água e sabonete, muitas vezes, é suficiente para minimizar ou curar o problema;
  • O uso de cremes de antibiótico deve ser feito tanto nas lesões, como nas narinas, que é um foco de micróbios;
  • Alguns casos podem requerer tratamento com antibióticos por via oral, para curar o processo e evitar complicações;
  • Sempre que possível, a doença pré-existente (sarna, picadas, eczemas, etc), que favoreceu a instalação do impetigo, também deve ser tratada.

Todas as formas de tratamento devem ser discutidas inicialmente com um profissional médico habilitado e de confiança, tendo em vista que os tipos de pele variam e os casos devem ser tratados individualmente.