Molusco Contagioso

Trata-se de uma infecção viral contagiosa, comum nas crianças, caracterizada por pequenas saliências da cor da pele, com um orifício no centro, que podem coçar. O contato direto é a forma de contágio mais comum que existe para esse tipo de infecção. As saliências geralmente desaparecem por conta própria, mas em alguns casos é possível removê-las com medicamentos ou outros procedimentos.

• Oleosidade excessiva da pele;
  • Obstrução dos poros das glândulas sebáceas;
  • Presença de bactérias na pele.
É uma doença viral, contagiosa, transmitida pelo contato da pele sadia e com lesões. É muito comum em crianças, principalmente, as com tendência alérgica. São frequentes os surtos em escolas, sendo necessário tratar todas as crianças.

Surgem pequenas “bolinhas” da cor da pele, que medem poucos milímetros e não apresentam qualquer sintoma, como coceira ou dor.

A quantidade de lesões pode variar entre poucas à dezenas. São mais comuns nas dobras (axilas, dobras dos cotovelos, virilha e pescoço) e, às vezes, em áreas mais delicadas, como as pálpebras e genitais.
Em alguns casos, pode surgir uma irritação na área afetada (eczema), com coceira, vermelhidão e descamação da pele.

molusco contagioso

Algumas
Curiosidades:

• O atrito entre diferentes partes do corpo é um grande responsável pela inoculação do vírus;
  • A doença é muito comum entre irmãos e crianças próximas;
  • Adultos também podem ter molusco que, quando presentes na área genital, costumam ser uma DST;

O método mais eficaz para resolver o problema, é a retirada das lesões, uma a uma. Este procedimento costuma ser realizado após a aplicação de uma pomada anestésica, que diminui o desconforto da criança.
Podem ser necessárias várias sessões de tratamento até a cura total, pois, além de contagioso, o molusco é altamente recidivante. O paciente deve ser reexaminado pelo médico após o tratamento em intervalos de 2 semanas à 2 meses, para tratar possíveis lesões que apareçam. Uma outra alternativa para tratamento é o uso de produtos cáusticos (ácido salicílico) ou nitrogênio líquido sobre as lesões.

Todas as formas de tratamento devem ser discutidas inicialmente com um profissional médico habilitado e de confiança, tendo em vista que os tipos de pele variam e os casos devem ser tratados individualmente.