Molusco Contagioso

Trata-se de uma infecção viral contagiosa comum nas crianças, caracterizada por pequenas saliências da cor da pele, com um orifício no centro, que podem coçar. O contato direto é a forma de contágio mais comum que existe para esse tipo de infecção. As saliências geralmente desaparecem por conta própria, mas em alguns casos é possível removê-las com medicamentos ou outros procedimentos.

• Oleosidade excessiva da pele;
  • Obstrução dos poros das glândulas sebáceas;
  • Presença de bactérias na pele.
É uma doença viral, contagiosa, transmitida pelo contato da pele sadia e a com lesões. É muito comum em crianças principalmente as com tendência alérgica. São freqüentes os surtos em escolas, sendo necessário tratar todas as crianças.

Surgem pequenas “bolinhas” da cor da pele, que medem poucos milímetros e não apresentam qualquer sintoma como coceira ou dor. A quantidade de lesões pode variar de poucas a dezenas. São mais comuns nas dobras (axilas, dobras dos cotovelos, virilha e pescoço) e às vezes em areas mais delicados como as pálpebras e genitais.

Algumas vezes pode surgir uma irritação na área afetada (eczema), com coceira, vermelhidão e descamação da pele.

molusco contagioso

Algumas
Curiosidades:

• O atrito entre diferentes partes do corpo é um grande responsável pela inoculação do vírus.
  • A doença é muito comum entre irmãos e crianças próximas.
  • Adultos também podem ter molusco que, quando presentes na área genital, costuma ser uma DST.
  • A doença pode curar espontaneamente o que pode levar alguns meses.

O método mais eficaz para resolver o problema é a retirada das lesões, uma a uma. Este procedimento costuma ser realizado após a aplicação de uma pomada anestésica, que diminui o desconforto da criança.

Podem ser necessárias várias sessões de tratamento até a cura total, pois além de contagioso o molusco é altamente recidivante. O paciente deve ser reexaminado pelo médico após o tratamento em intervalos de 2 semanas a 2 meses para tratar possíveis lesões que aparecem.

Uma outra alternativa para tratamento é o uso de produtos cáusticos (ácido salicílico ) ou nitrogenio liquido sobre as lesões.

Nossos Artigos Recentes

Receba Nossa Newsletter!